sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Flamboyant

Flamboyant (Delonix regia)



Nativa da Ilha de Madagascar
Nome populares: Flor-do-paraíso,pau-rosa, e acácia-rubra.


É muito usada na arborização de ruas e praças, mas é recomendado para parques e  grandes espaços pela sua altura que chega a atingir em média de 7 a 10 metros e pelas suas raízes que são superficiais e destroem calçadas.


Suas folhas são caducifólias. A copa tem formato largo e seu crescimento é rápido.

Suas flores são belíssimas de cor vermelha-alaranjada ou  amarelas.Possui cinco pétalas, sendo que uma delas maior  com face superior rajada de vermelho ou alaranjado sobre fundo branco. Cada flor possui cinco sépalas. Sua floração é de outubro a dezembro.
Detalhe da flor


Fruto: tipo vagem de cor castanho escuro e permanece na árvore por meses. Sua semente é dura com o comprimento de 1,7 a 2,0 cm de comprimento de cor castanho claro.



Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. MAS QUE BELEZURA!!!!
    Me lembro qdo pequena fui conhecer a cidade de mamãe, Valparaiso, em SP, divisa entre minas e Mato Grosso.... E a familia iteirinha foi... Fomos fazendo paradas em cada cidade e a estrada era recoberta de Flamboyant.... Me lembro que me chamou tanta a atenção que perguntei o nome da arvore, a qual nunca me esqueci! Mamae sempre diz ao ver um flamboyant: " é a árvore da minha infância"... e nada como chupar uma laranja lima embaixo dessa arvore! :)
    LINDAS, LINDAS!
    Precisa postar mais fotos e contar mais das coisas maravilhosas que vc vive por ai...
    Beijokas!

    ResponderExcluir